Conexões que fortalecem a inovação: estudantes do Colégio Estadual Isepan visitam a TEC Incubadora
- Kamilla Póvoa

- 14 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

A TEC Incubadora recebeu os estudantes do Colégio Estadual Isepan para uma visita técnica repleta de troca, aprendizado e imersão no ecossistema de inovação de Campos dos Goytacazes.
A atividade foi guiada por Túlio Baita, Coordenador de Inovação da TEC, que apresentou aos alunos os espaços, projetos e empresas que já passaram pela incubadora, destacando o impacto que essas iniciativas geram no desenvolvimento regional.
Durante a visita, os alunos e professores conheceram a estrutura da TEC e entenderam como o ambiente contribui para transformar ideias em soluções reais, aproximando ciência, tecnologia, mercado e empreendedorismo. A experiência despertou curiosidade, interesse e abriu novas perspectivas sobre caminhos profissionais e inovação local.
“A visita foi muito esclarecedora para eles, muito proveitosa. Acho que abriu a mente dos alunos para pensar em várias possibilidades para o futuro.” Mara Bacel – Professora.
Para Túlio, receber estudantes da rede pública reforça a missão da incubadora de conectar a comunidade às oportunidades do futuro.
“A TEC faz parte de um ecossistema, ela é o grande motor do empreendedorismo e da inovação aqui da cidade de Campos. Desde a sua criação, já envolveu instituições públicas e privadas que trabalham pelo desenvolvimento regional, como universidades, Sebrae, SIC, CDL e Firjan.”
O coordenador reforçou que a inovação está mais próxima do que parece:
“Tecnologia se faz aqui, dentro da instituição onde eles estudam. A incubadora está aqui para apoiar, oferecer consultorias, mentorias e fortalecer cada jovem a desenvolver um projeto ou até abrir sua própria empresa.”
Túlio lembrou ainda que a TEC atende não apenas estudantes, mas toda a comunidade local:
“Às vezes alguém pensa que precisa ir ao Rio ou a São Paulo para encontrar uma solução inovadora. Mas isso pode estar sendo desenvolvido aqui mesmo, no quintal da sua casa, por uma das startups da TEC.”
Para Luísa Rangel, aluna do 2º ano a tarde foi muito proveitosa.
“Eu gostei muito de saber do processo da incubadora e de várias ideias inovadoras e das empresas apresentadas.”
Assim como a Júlia que se interessou por cada processo.
“Gostei de saber como funcionam as empresas incubadas. Achei a apresentação muito interessante, disse Julia alunos do 1º ano
A ação reforça o compromisso da TEC Incubadora em promover o empreendedorismo sustentável, fortalecer o ecossistema e aproximar a comunidade das oportunidades que existem dentro da própria cidade. Iniciativas como essa mostram que inovação, tecnologia e conhecimento podem e devem ser acessíveis a todos.
Texto: Taysa Assis.








