top of page
  • Foto do escritorKamilla Póvoa

Cerimônia de encerramento do Programa Economia Criativa com premiações

Atualizado: 23 de mai.



A cerimônia de encerramento do Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa aconteceu nesta terça-feira (14), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL). Na ocasião, houve a entrega dos certificados de conclusão, e os quatro empreendedores com melhor desempenho na apresentação de seus pitchs foram premiados - (Fran Produz, Os Bonequinhos, Studio Malum e Ruas da Planície), e ainda como bônus, os vencedores vão participar do programa Negócio Fechado em parceria com a J3 News.


A gestora do curso de Plano de Negócios da Tec Incubadora, Mariana Fagundes, falou da experiência e da troca com os participantes do programa.


“O curso durou 5 meses. A gente teve trocas bacanas, momentos de troca mesmo. Foi uma boa experiência. Somos todos criativos e estamos finalizando mais uma decisão e torcendo por outro edital", falou.


O presidente da Tec Incubadora, Henrique da Hora, enfatizou a importância da economia criativa na sociedade como um todo.


"As pessoas se esquecem que quando estávamos na pandemia em casa foi a economia criativa que mantinha nossa sanidade e foram aqueles artistas que produziam conteúdo, e até hoje produzem nos streamings. A economia criativa é uma forma fantástica de expressão para a nossa sociedade. E na nossa região tem características tão próprias de artistas tão criativos e eu fico tão encantado. E quantas vezes a Secretaria demandar a gente nessa parceria, tantas faremos, porque a Tec Incubadora, é sim, inovação, empreendedorismo, mas é de criatividade e é de economia criativa", disse.


Os quatro melhores projetos foram:

Fran Produz, com 117 pontos
Os Bonequinhos, com 108 pontos
Studio Malum, com 107 pontos
Ruas da Planície, com 106 pontos

Sobre os projetos vencedores:


Fran Produz - Anna Frantchesca e Yuri

  • Fran Produz é uma empresa de gerenciamento de projetos criativos na área de economia criativa e cultura, com foco específico em artes visuais no município de Campos dos Goytacazes. O propósito é produzir e promover a economia criativa, conectando artistas, consumidores de arte, empresas e profissionais que buscam soluções criativas para seus negócios.


Os Bonequinhos - Diego Ventapane

  • O projeto “Os Bonequinhos” surgiu para contar histórias através de uma técnica de animação que surgiu com o cinema, o Stop Motion.

Studio Malum - Luiza Moço

  • O Malum é uma marca de cerâmica artesanal e ecobags que combina criatividade, sustentabilidade e originalidade. As peças únicas refletem a essência da natureza e da cultura brasileira com qualidade e design atemporal.


Ruas da Planície - Igor Faria

  • Fazer festas e eventos que representem a cultura hip hop na planície, gerar entretenimento de qualidade e uma experiência única ao público, fazendo uma conexão entre a rua e os artistas convidados.


Sobre a economia criativa:

A Economia Criativa engloba setores econômicos, onde a inventividade, a imaginação e a originalidade são os principais insumos, capazes de gerar valores econômicos a partir do capital intelectual e cultural. Design, moda, música, cinema e entretenimento são alguns exemplos de expressões culturais e artísticas, que possibilitam esse tipo de empreendimento. 


A Economia Criativa desenvolve tanto o lado econômico, quanto social, diante desse fato, o segmento tem conquistado mais reconhecimento e os projetos, mais visibilidade. Em 2020, a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a TEC Incubadora, criou o Programa de Apoio à Economia Criativa.


O programa Negócio Fechado:

Com dinâmica similar ao famoso programa de empreendedorismo Shark Tank, o Negócio Fechado traz a história de algum empreendimento inovador com o empreendedor realizando um pitch e recebendo avaliações, comentários e perguntas de uma banca composta por três potenciais investidores.


Essa será a terceira temporada, com mais de 25 gravações já realizadas. E nesta mini nova temporada terá a participação dos quatro vencedores do Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa 2024.

29 visualizações

Comments


bottom of page