top of page
  • Foto do escritorKamilla Póvoa

Rapha Pinheiro realiza campanha para lançar o livro “Casas Ilustradas”



O quadrinista e empreendedor incubado, Rapha Pinheiro, que participa do programa Startup Campos, com apoio da Tec Incubadora, está realizando uma campanha de financiamento coletivo, por meio de plataforma online, para lançar o livro “Casas Ilustradas”, que apresenta 40 casas desenhadas e comentadas, todas do centro histórico de Campos dos Goytacazes. Segundo o autor, a realização da obra começou como um exercício de desenho, com o objetivo de conhecer melhor a cidade, e tornou-se a sua primeira publicação de arquitetura. A campanha teve início em fevereiro e segue até o dia 28 de março, aniversário de Campos.


“No financiamento coletivo, apoiadores podem comprar um exemplar do livro a partir de R$36 – em recompensa promocional (Clique aqui). Também temos recompensas especiais para instituições ou CNPJs que queiram investir no projeto. O livro será distribuído nacionalmente. Também há opções de compra de outros títulos do autor”, conta Rapha Pinheiro.


O processo artístico foi compartilhado também nas redes sociais, por meio de vídeos, em que o Rapha filmava durante o exercício de desenho. O quadrinista conta que os vídeos diários desenhando viralizaram e geraram visibilidade para a situação do patrimônio arquitetônico campistas.


“São desenhos das fachadas, mostrando tanto a beleza dos edifícios quanto o estado de negligência onde muitos se encontram. Além de um objeto de identificação cultural e preservação do patrimônio, Casas Ilustradas também é uma crítica sobre a situação de várias dessas casas que mereciam mais carinho e atenção”, explica Rapha.




A campanha já atingiu 40% da meta, segundo o autor, que diz ter altas expectativas com o lançamento, por ser a sua primeira publicação que não é quadrinho.


“É a primeira vez também que faço um trabalho que provoca uma identificação muito clara com as pessoas, porque elas conhecem as casas, passam por elas todos os dias. Também tenho altas expectativas, porque eu documentei o processo em vídeos nas redes. Então muitas pessoas acompanharam o desenvolvimento do livro. E vários vídeos viralizaram”, compartilha.


Sobre o Autor

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU UFRJ (com graduação sanduíche na University of Lincoln na Inglaterra), pós-Graduado em Quadrinhos pela École Européenne Superieure de l’Image em Angoulême (França) e Mestre em Mídias Criativas pela ECO UFRJ.


É Diretor Executivo de Arte e Cultura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima em Campos dos Goytacazes.


É Diretor do Inko – Escola de Mídias Criativas que prepara artistas para os mercados nacional e internacional.


É Editor-Chefe do Universo Guará onde coordena a produção e publicação de diversos artistas e títulos em nível nacional.


É criador do Funktoon, o maior app de leitura de quadrinhos brasileiros do país com mais de 2 milhões de leituras.


É autor de Os Tomos de Tessa (2015), Salto (2017), Silas (2018) e Mesa 44 (2019), Travessia e Ecos (2020-21), Rua (2022), O Mago e a Tempestade (2023) e outros vários projetos menores ou em parceria. Também é o organizador da coleção Inko de trabalhos dos veteranos da escola.


Já ganhou Troféu HQMix (2021-22), Cubo de Ouro (2021-22) e Prêmio do Dia do Super-Herói Brasileiro (2021), além de várias indicações a esses e outros prêmios.

Já teve exposições com seu trabalho na França, no Rio, em Santos, em Manaus e em Campos.


Possui uma presença forte nas redes ensinando e produzindo arte, com mais de 200.000 seguidores totais. Publica regularmente conteúdo no YouTube, Twitter, TikTok e Instagram.



31 visualizações

Comments


bottom of page