Novo subsecretário de Ciência e Tecnologia: facilitador da inovação para as escolas municipais
- Kamilla Póvoa

- 26 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de set.

O novo subsecretário de Ciência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Henrique Rego Monteiro da Hora, foi nomeado neste mês de agosto. Ele chega com a missão de ser um facilitador da inovação para as unidades escolares da rede municipal de ensino, ajudando a dar continuidade às ações implementadas pela Prefeitura de Campos nos últimos quatro anos.
Henrique é doutor e mestre em Engenharia de Produção, e graduado em Tecnologia em Informática. É professor no Instituto Federal Fluminense (IFF) e tem vasta experiência em inovação tecnológica, pesquisa operacional e data mining.
O subsecretário atua no Mestrado Profissional em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão (SAEG), e na rede ProfNIT/FORTEC. Atualmente, é o presidente do Conselho Diretor da TEC Campos Incubadora – única Incubadora de Empresas de base tecnológica da região Norte Fluminense – que fundou e liderou por muitos anos, tendo conduzido a certificação CERNE II, o programa de incubação Cruzada ANPROTEC South Africa.
Liderou e gere o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC e TEC Incubadora, que inaugurou no estado do Rio de Janeiro o programa Powered by InovAtiva, patrocinado pela Wadhwani Foundation (India).
“Eu chego para assumir a função na Subsecretaria de Ciência e Tecnologia do município de Campos, dentro da Secretaria Municipal de Educação e Ciência e Tecnologia, e encontro projetos interessantes já estruturados e que já são reconhecidos pela população com o sucesso, como o Mais Ciência na Escola, que leva esse pensamento crítico e a proximidade com a ciência já nos anos iniciais e durante toda a formação da educação básica. Há, ainda, o Mais Ciência, um programa que a gente pode chamar de inovação aberta da Prefeitura de Campos, onde as Secretarias Municipais de todas as áreas apresentam suas demandas para que as universidades aqui instaladas possam dar a sua contribuição para a construção de um município melhor”, destacou Henrique.
Além disso, Henrique citou outros Programas que ofertam bolsas de estudo: Economia Criativa e o Startup Campos, que levam o empreendedorismo a um nível mais prático, segundo ele.
“Todos esses são programas consolidados que iremos continuar ofertando e, se possível, aumentá-los”, informou.
O subsecretário também falou sobre as expectativas para o futuro.
“Nossa intenção, agora é a criação de um ambiente para empresas inovadoras se instalarem no município e fazerem uso da nossa comunidade universitária. Um parque tecnológico, por exemplo, que já está em discussão com o setor produtivo. E tentar aproximar a comunidade empresarial da nossa rede de educação por meio de programas que ainda estão em discussão, mas que serão de benefício mútuo, fomentando, como o poder público deve fazer, parcerias essenciais”, adiantou.
Por Kamilla Uhl








