top of page
  • Foto do escritorKamilla Póvoa

Pitchs são apresentados na terceira edição do Programa de Apoio à Economia Criativa

Atualizado: 10 de mai.



A terceira edição do Programa de Apoio à Economia Criativa chegou ao fim nesta quarta-feira (8). A apresentação dos pitchs, dos 20 projetos, foram apresentados na terça (7) e quarta na sede da Tec Incubadora.


No dia 14, acontece a Cerimônia de Encerramento e premiação dos mais bem avaliados pela banca, e que terá a participação da Tânia Alberto, atual Secretaria de Educação de Campos, a Suzana da Hora, Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, e o Presidente da Tec e Professor, Henrique da Hora.


A gestora do curso de Plano de Negócios da Tec Incubadora, Mariana Fagundes, falou da felicidade e da realização desse programa.


"Estou muito feliz de ver a qualidade das apresentações e o resultado desses quatro meses de trabalho. A necessidade de capacitação nessa área é contínua e eu tenho certeza que vou ver muitos desses 20 empreendimentos brilharem em nossa região, não apenas produzindo, mas transmitindo o conhecimento adquirido durante o Programa. Estou muito orgulhosa por todos eles!", falou.


Os projetos apresentados são:

Fluxo Produções - Mariana Coelho, Thamiris e Ana Luiza
  • Conecta pessoas através de eventos de dança de salão. Dialogando com grupos diversos, incluindo artista locais, e ocupando, também, espaços públicos.


Fran Produz - Anna Frantchesca e Yuri
  • FRAN PRODUZ é uma empresa de gerenciamento de projetos criativos na área de economia criativa e cultura, com foco específico em artes visuais no município de Campos dos Goytacazes. O propósito é produzir e promover a economia criativa, conectando artistas, consumidores de arte, empresas e profissionais que buscam soluções criativas para seus negócios.


Simone Brasileiro Fotografia - Simone Brasileira
  • Desde a sua descoberta a fotografia tem sua importância notória na criação de memórias e na narrativa de histórias. O foco é desenvolver portfolios que comunique valores da marca com o seu público alvo. E assim tornar o estúdio referência neste mercado na Região Norte Fluminense.


Studio Malum - Luiza Moço

O Malum é uma marca de cerâmica artesanal e ecobags que combina criatividade, sustentabilidade e originalidade. As peças únicas refletem a essência da natureza e da cultura brasileira com qualidade e design atemporal.


Morada das Tranças - Debora Sarah
  • O mercado da beleza assumiu uma marca global, só de PIB brasileiro são 20,4% no setor industrial. Um dos segmentos do mercado é o da saúde e bem-estar, e o setor de estética é o atual nicho em expansão dentro desse mercado.

Scartter - Jhonattan Reis
  • A SCARTTER Films, uma produtora dedicada a criar filmes independentes que vão além do entretenimento, promovendo reflexão e transformação através da Arte. Busca abordar, nas obras, temas que contribuam para uma sociedade mais igualitária e justa.

O Bonequinho - Diego Ventapane
  • O projeto “Os Bonequinhos” surgiu para contar histórias através de uma técnica de animação que surgiu com o cinema, o Stop Motion.


Moda em Campos - Um passeio histórico pelos ciclos econômicos - Wyster Marins
  • Explorar a relação da moda com os ciclos econômicos da região de Campos, destacando seu papel na história social, econômica e cultural. Reconhecer a moda como patrimônio histórico e impulsionar o crescimento econômico local através da interação de diversos atores sociais.


Sweet Coast - Marcelo Vicente
  • A nossa região é conhecida com a Costa Doce, e recebeu este nome por causa das delícias como chuvisco e a goiabada cascão. Como grande parte das nossas influências nasceram das ruas, devido a conexão que temos com essa terra, e com as riquezas dos elementos que a constituem, a região do tornou-se um grande potencial a ser resignificada e homenageada, servindo de referencia para o nome da marca.


Vórtex - Pamela Figueiredo
  • Crescimento na indústria do entretenimento, no Brasil de 2017 a 2022 esse aumento foi de 5, 3% de 49 bilhões para 53 bilhões de dólares. A Vórtex traz o Teatro Imersivo em sua veia para aproximar o público ao Teatro.

Oficina de Beat - Marcos Vinicius
  • Desenvolver uma oficina que apresente as etapas de criação do beat no programa FL Studio, desde a concepção ao registro em uma associação. Integrar a oficina no canal do YouTube do artista para facilitar o acesso as lives e a revisão do conteúdo.


Mesa Posta - Fabiane
  • O projeto "Mesa Posta: Tecendo Laços, Fortalecendo Vínculos", visa capacitar mulheres carentes do bairro Cidade Luz, Campos dos Goytacazes, na confecção de itens de decoração de mesa, valorizando as habilidades manuais e fortalecendo os vínculos familiares.

Ruas da Planície - Igor Faria
  • Fazer festas e eventos que representem a cultura hip hop na planície, gerar entretenimento de qualidade e uma experiência única ao público, fazendo uma conexão entre a rua e os artistas convidados.


R2D Quiz - Victor Hugo Van Halse
  • O negócio visa oferecer um pacote de entretenimento para bares e restaurantes da cidade, fornecendo sistemas ou aplicativos de quiz temáticos.

Turista Campista - Wesley Machado

O Turista Campista é um projeto com visão pedagógica à medida que prevê a realização de roteiros turísticos com escolas nos pontos históricos de Campos dos Goytacazes-RJ.


Artesanato nas Ruas - Juliana Sandamil
  • O projeto "Artesanato nas Ruas" surge da necessidade de valorizar e preservar a riqueza cultural dos artesãos de Campos dos Goytacazes. Esta série documental é dividida em episódios que vão da culinária ao artesanato em cerâmica e visa explorar as histórias, técnicas e paixões por trás das obras que ganham vida nas mãos talentosas desses artistas locais.

Thialy - Thialy Paes
  • A marca Thialy nasceu para atender as demandas desse público, oferecendo produtos produzidos de forma Slow e artesanal com materiais com menor impacto ambiental e que sejam veganos. Além de trabalhar com a remuneração justa dos parceiros.


Papel da Arte - Adam Ramos
  • Oferecer uma solução eco-friendly para decorar ambientes, ajudar a reduzir o desperdício de papel, fornecer opções de decoração únicas e personalizadas.


KAEDRO - Elbert Merlin
  • Tem por objetivo buscar parcerias com artistas negros. Projeto musical autoral. Parcerias com interpretes queer. Produção + marketing com custo zero para as (os) intérpretes.


Pequenos Capoeiristas - Sergio Algodão
  • Impacto social e econômico da capoeira, fontes de receitas, valorização como expressão cultural. Diferencias: Atividade cultural vai até o seu filho, facilita o acesso aos pais e o ambiente da aula é associado a aprendizagem sendo na escola.


Sobre a economia criativa:

A Economia Criativa engloba setores econômicos, onde a inventividade, a imaginação e a originalidade são os principais insumos, capazes de gerar valores econômicos a partir do capital intelectual e cultural. Design, moda, música, cinema e entretenimento são alguns exemplos de expressões culturais e artísticas, que possibilitam esse tipo de empreendimento. 


A Economia Criativa desenvolve tanto o lado econômico, quanto social, diante desse fato, o segmento tem conquistado mais reconhecimento e os projetos, mais visibilidade. Em 2020, a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a TEC Incubadora, criou o Programa de Apoio à Economia Criativa.




47 visualizações

Comentarios


bottom of page