top of page
  • Foto do escritorKamilla Póvoa

Conselho Diretor da TEC Incubadora é o primeiro mecanismo da América Latina a se associar a Geneva Innovation Movement

O Conselho Diretor da TEC Incubadora é o primeiro mecanismo da América Latina a se associar a Geneva Innovation Movement (GIM) e deverá conduzir ações nessa parte do planeta.

 

Com sede em Genebra, na Suíça, cidade que também é sede da Organização das Nações Unidas (ONU), e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), e a WIPO, além de uma série de organismos internacionais.

 

A GIM é uma associação com atuação em todo mundo, que compartilha conhecimentos como uma força para o bem.

 

Recentemente, o Diretor Administrativo da TEC, Professor Edson Terra, foi aprovado em chamada do CNPq para estágio pós-doutoral em Portugal, para estudar ecossistemas de inovação, e irá utilizar a rede da GIM, a favor tanto da sua pesquisa, quanto da internacionalização das empresas incubadas na TEC.

 

“A gente já vem com um trabalho estimulado pela AnproTec. Dentro disso, eu me interessei pela análise de um ecossistema de Lisboa, que é considerado hoje, uma das melhores cidades europeias para se montar uma startup. O meu interesse é fazer uma análise desse ecossistema de empreendedorismo. A minha ideia é justamente ir para Lisboa e entender esse ecossistema, utilizando a metodologia ‘prospectiva estratégica', e fazer uma comparação com ecossistemas do Brasil, no caso, de Campos, Macaé e Nova Friburgo. Quero entender as variáveis e entender como Lisboa chegou nesse nível. Eu participei de um edital CNPq, para doutores com até 10 anos de dourado e consegui a aprovação. Meu projeto foi totalmente influenciado pela minha vivência na Tec”, explicou.

 

O Professor Edson ainda reforçou a importância de um evento internacional desse para colocar a Tec Incubadora em evidência não só no Brasil, mas na América do Sul, como um todo.

 

“A gente se filiou a essa rede de incubadoras europeias, a Genova Innovation Movement. A nossa ideia é estruturar com eles, para quando eu estiver em Lisboa, eu seja apoiado por essa rede, com contatos, como participação em eventos. Uma aproximação, para que possamos ser um polo de desenvolvimento, no Brasil, na América do Sul”, disse.



 

Sobre o Genova Innovation Movement

 

            É uma associação sem fins lucrativos registrada com sede em Genebra, cujos membros são agentes de mudança individuais de todos os setores a nível mundial.

 

            A visão do GIM é criar e partilhar conhecimento sobre a inovação como uma força para o bem em organizações orientadas para missões, para melhorar as competências dos líderes e para colaborar entre setores para fornecer novas perspectivas sobre a transformação organizacional. Possui uma abundância de conhecimento, tanto de investigação como da sua base de membros, e destaca-se na tradução de investigação fundamental em conhecimentos tangíveis.

 

            E funciona através de três pilares de serviço: (1) Construção de Rede – facilitando a passagem de silos e conectando pessoas, (2) Melhoria de competências – desenvolvimento de novas perspectivas e novas competências para gestores, e (3) Tradução de Conhecimento – criação e comunicação de insights.

42 visualizações

Comments


bottom of page